SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Physical education at school: challenges, overcomes and live classes returnPedagogy students in non-mandatory internship: reflections for teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SOARES, Ana Paula da Silva Amaral; VALERIANO, Jessica do Prado  and  ARRUDA, Tate Aquino de. "Princesa Mononoke" (1997): análise do filme e aplicação na Educação Ambiental. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43974.  Epub Oct 18, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243974.

O presente estudo busca analisar o filme de animação “Princesa Mononoke” quanto a alguns de seus temas centrais - dentre eles a ecologia, a influência antrópica na natureza e a espiritualidade - como forma de introduzir estes conceitos em sala de aula para estimular discussões e debates sobre Educação Ambiental. Ao trazer para o ambiente escolar um artefato midiático oriental destinado ao público juvenil – conquanto maduro e gráfico no que concerne seu enredo –, pretende-se abrir espaço para expandir horizontes e realidades, além de permitir a criação de pontes entre diferentes culturas, promovendo uma reflexão aprofundada sobre os impactos do homem no meio ambiente.

Keywords : Educação Ambiental; Natureza; Cinema.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )