SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Las influencias del profesor en la formación del estudiante lector: algunas constatacionesMigrantes haitianos en educación de jóvenes y adultos en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Nayara Stefanie Mandarino. Narrativas de professoras durante a pandemia: a modernidade/colonialidade no sentir. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e45347.  Epub 05-Dic-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202245347.

Há pouca reflexão acerca das emoções em estudos realizados sobre educação, aprendizagem e ensino (Zembylas, 2006), uma vez que a modernidade/colonialidade as nega como parte da produção de conhecimento. Neste texto, destaco o período de fechamento das escolas devido à covid-19. Proponho como objetivo analisar narrativas de professoras sobre os desdobramentos da covid-19, com foco nas emoções descritas em diálogo com os estudos decoloniais. Nesta pesquisa narrativa de abordagem qualitativa, as narrativas são analisadas a partir de estratégias de conexão. Por fim, os resultados indicam relações entre as emoções, as noções modernas/coloniais e os efeitos da pandemia.

Palabras clave : Emoções; Professoras; Decolonialidade; Narrativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )