SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Teachers' narratives during the pandemic: modernity/coloniality in feelingGenders and sexualities: a look from municipal education plans author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

ANTOINE, Dominique  and  AMARAL, Wagner Roberto do. Migrantes haitianos na educação de jovens e adultos no Brasil. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e44846.  Epub Dec 05, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202244846.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo analisar as intenções e expectativas dos migrantes haitianos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, município de Cambé, Paraná. Os dados evidenciam que as motivações iniciais dos educandos para ingresso na EJA são: a proficiência da língua portuguesa, ter um diploma internacional e estudar numa escola gratuita. Identificam-se dois perfis desses educandos na EJA: os recém-chegados ao Brasil, que buscam a aprendizagem da língua portuguesa, e os que vivem há mais tempo neste país e aspiram a concluir o ensino médio para ingresso na universidade, objetivando uma ascensão social.

Keywords : Migração haitiana; Educação de jovens e adultos; Política educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )