SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Narrativas de docentes durante la pandemia: modernidad/colonialidad en el sentirGéneros y sexualidades: una mirada desde los planes municipales de educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ANTOINE, Dominique  y  AMARAL, Wagner Roberto do. Migrantes haitianos na educação de jovens e adultos no Brasil. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e44846.  Epub 05-Dic-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202244846.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo analisar as intenções e expectativas dos migrantes haitianos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, município de Cambé, Paraná. Os dados evidenciam que as motivações iniciais dos educandos para ingresso na EJA são: a proficiência da língua portuguesa, ter um diploma internacional e estudar numa escola gratuita. Identificam-se dois perfis desses educandos na EJA: os recém-chegados ao Brasil, que buscam a aprendizagem da língua portuguesa, e os que vivem há mais tempo neste país e aspiram a concluir o ensino médio para ingresso na universidade, objetivando uma ascensão social.

Palabras clave : Migração haitiana; Educação de jovens e adultos; Política educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )