SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Genders and sexualities: a look from municipal education plansThe (in)visibility of the body in remote teaching guides: education, technology, pandemics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MUZZIO, Andrea Lannes; CASSANO, Adriana Rinaldi  and  GOES, Anderson Roges Teixeira. Desenho Universal para Aprendizagem na práxis de professores de Matemática no Paraná. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e45296.  Epub Dec 13, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202245296.

O estudo aborda a temática da formação de professores e do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), analisando o conhecimento de professores sobre educação especial, educação inclusiva e DUA, bem como se, nos relatos, há indícios do DUA. A pesquisa é qualitativa e interpretativa, ao analisar questionário sobre as temáticas indicadas. Foram selecionados para o estudo 11 participantes, professores de Matemática, e verificou-se que a maioria desconhece a abordagem do DUA, que, por ser considerada recente, é pouco difundida em formações docentes que tratam da inclusão escolar. Mesmo assim, é possível observar indícios do DUA nos relatos das práticas dos participantes.

Keywords : Educação inclusiva; Educação básica; Matemática; Prática docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )