SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Géneros y sexualidades: una mirada desde los planes municipales de educaciónLa (in)visibilidad del cuerpo en las guías de enseñanza a distancia: educación, tecnología, pandemias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MUZZIO, Andrea Lannes; CASSANO, Adriana Rinaldi  y  GOES, Anderson Roges Teixeira. Desenho Universal para Aprendizagem na práxis de professores de Matemática no Paraná. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e45296.  Epub 13-Dic-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202245296.

O estudo aborda a temática da formação de professores e do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), analisando o conhecimento de professores sobre educação especial, educação inclusiva e DUA, bem como se, nos relatos, há indícios do DUA. A pesquisa é qualitativa e interpretativa, ao analisar questionário sobre as temáticas indicadas. Foram selecionados para o estudo 11 participantes, professores de Matemática, e verificou-se que a maioria desconhece a abordagem do DUA, que, por ser considerada recente, é pouco difundida em formações docentes que tratam da inclusão escolar. Mesmo assim, é possível observar indícios do DUA nos relatos das práticas dos participantes.

Palabras clave : Educação inclusiva; Educação básica; Matemática; Prática docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )