SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Gêneros e sexualidades: um olhar a partir de planos municipais de educaçãoA (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia, pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MUZZIO, Andrea Lannes; CASSANO, Adriana Rinaldi  e  GOES, Anderson Roges Teixeira. Desenho Universal para Aprendizagem na práxis de professores de Matemática no Paraná. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e45296.  Epub 13-Dez-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202245296.

O estudo aborda a temática da formação de professores e do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), analisando o conhecimento de professores sobre educação especial, educação inclusiva e DUA, bem como se, nos relatos, há indícios do DUA. A pesquisa é qualitativa e interpretativa, ao analisar questionário sobre as temáticas indicadas. Foram selecionados para o estudo 11 participantes, professores de Matemática, e verificou-se que a maioria desconhece a abordagem do DUA, que, por ser considerada recente, é pouco difundida em formações docentes que tratam da inclusão escolar. Mesmo assim, é possível observar indícios do DUA nos relatos das práticas dos participantes.

Palavras-chave : Educação inclusiva; Educação básica; Matemática; Prática docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )