SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Diseño Universal para Aprendizaje en la práctica de profesores de Matemática en ParanáTotalitarismo epistemológico vs conocimiento sensible en la escuela desde la película Druk índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MAGRIN, Natália Papacídero; REIS, Laudeth Alves dos  y  MOREIRA, Wagner Wey. A (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia, pandemia. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e40369.  Epub 27-Ene-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202240369.

O estudo propõe-se pesquisar a percepção do corpo em guias educacionais que norteiam o ensino remoto em razão da pandemia do coronavírus. É um estudo qualitativo, de cunho documental, que versa pela análise de dois referenciais, A framework to guide an education response to the covid-19 Pandemic of 2020 (Reimers & Schleicher, 2020), e a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/Conselho Pleno (CP) n.º 2 de 10 de dezembro de 2020 (Brasil, 2020a). Identificamos que os guias selecionados não mencionam corpo, nem tão pouco a corporeidade, que tanto movimenta, expressa e se reinventa. Uma lacuna diante a uma situação que acomete a todos e deve ser compreendida em sua totalidade.

Palabras clave : Ensino Remoto; Corpo; Tecnologia Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )