SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Desenho Universal para Aprendizagem na práxis de professores de Matemática no ParanáTotalitarismo epistemológico vs saber sensível na escola a partir do filme Druk índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MAGRIN, Natália Papacídero; REIS, Laudeth Alves dos  e  MOREIRA, Wagner Wey. A (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia, pandemia. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e40369.  Epub 27-Jan-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202240369.

O estudo propõe-se pesquisar a percepção do corpo em guias educacionais que norteiam o ensino remoto em razão da pandemia do coronavírus. É um estudo qualitativo, de cunho documental, que versa pela análise de dois referenciais, A framework to guide an education response to the covid-19 Pandemic of 2020 (Reimers & Schleicher, 2020), e a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/Conselho Pleno (CP) n.º 2 de 10 de dezembro de 2020 (Brasil, 2020a). Identificamos que os guias selecionados não mencionam corpo, nem tão pouco a corporeidade, que tanto movimenta, expressa e se reinventa. Uma lacuna diante a uma situação que acomete a todos e deve ser compreendida em sua totalidade.

Palavras-chave : Ensino Remoto; Corpo; Tecnologia Educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )