SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The (in)visibility of the body in remote teaching guides: education, technology, pandemicsThe nature of (pseudo)science and science education: a necessary conversation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

AQUINO, Thaís Lobosque  and  OLIVEIRA, Keyla Andrea Santiago. Totalitarismo epistemológico vs saber sensível na escola a partir do filme Druk. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41203.  Epub Mar 17, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241203.

Este ensaio busca desenvolver uma discussão estético-crítica acerca do totalitarismo epistemológico da razão instrumental presente em uma escola ficcional representada no filme Druk - Mais uma rodada (Vinterberg, 2020). Enfatizando a falta de saberes sensíveis no âmbito educativo em questão, dedicamo-nos a perscrutar sonora e imageticamente a obra cinematográfica, a partir da metodologia da análise fílmica, tendo como arcabouço teórico autores da Teoria Crítica. Concluímos que, apesar das circunstâncias inaugurais na escola dinamarquesa nos remeterem à construção de saberes aparentemente inovadores, em seu cerne conservavam opacidade e submissão a epistemologias tradicionais e totalitárias.

Keywords : Epistemologia; Teoria Crítica; Escola; Cinema.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )