SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28La (in)visibilidad del cuerpo en las guías de enseñanza a distancia: educación, tecnología, pandemiasLa naturaleza de la (pseudo)ciencia y la educación científica: una conversación necesaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

AQUINO, Thaís Lobosque  y  OLIVEIRA, Keyla Andrea Santiago. Totalitarismo epistemológico vs saber sensível na escola a partir do filme Druk. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41203.  Epub 17-Mar-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241203.

Este ensaio busca desenvolver uma discussão estético-crítica acerca do totalitarismo epistemológico da razão instrumental presente em uma escola ficcional representada no filme Druk - Mais uma rodada (Vinterberg, 2020). Enfatizando a falta de saberes sensíveis no âmbito educativo em questão, dedicamo-nos a perscrutar sonora e imageticamente a obra cinematográfica, a partir da metodologia da análise fílmica, tendo como arcabouço teórico autores da Teoria Crítica. Concluímos que, apesar das circunstâncias inaugurais na escola dinamarquesa nos remeterem à construção de saberes aparentemente inovadores, em seu cerne conservavam opacidade e submissão a epistemologias tradicionais e totalitárias.

Palabras clave : Epistemologia; Teoria Crítica; Escola; Cinema.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )