SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia, pandemiaA natureza da (pseudo)ciência e a educação científica: uma conversa necessária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

AQUINO, Thaís Lobosque  e  OLIVEIRA, Keyla Andrea Santiago. Totalitarismo epistemológico vs saber sensível na escola a partir do filme Druk. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41203.  Epub 17-Mar-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241203.

Este ensaio busca desenvolver uma discussão estético-crítica acerca do totalitarismo epistemológico da razão instrumental presente em uma escola ficcional representada no filme Druk - Mais uma rodada (Vinterberg, 2020). Enfatizando a falta de saberes sensíveis no âmbito educativo em questão, dedicamo-nos a perscrutar sonora e imageticamente a obra cinematográfica, a partir da metodologia da análise fílmica, tendo como arcabouço teórico autores da Teoria Crítica. Concluímos que, apesar das circunstâncias inaugurais na escola dinamarquesa nos remeterem à construção de saberes aparentemente inovadores, em seu cerne conservavam opacidade e submissão a epistemologias tradicionais e totalitárias.

Palavras-chave : Epistemologia; Teoria Crítica; Escola; Cinema.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )