SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Epistemological totalitarianism vs sensitive knowledge at school from the film DrukEpistemology of practice in the field of education: challenges, possibilities and perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

GONCALVES, Sabrina Fernandes; MAGALHAES, Breno Santos Barbosa  and  BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. A natureza da (pseudo)ciência e a educação científica: uma conversa necessária. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41699.  Epub Apr 08, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241699.

O presente ensaio se propõe a analisar, criticamente, o discurso da pseudociência na sociedade contemporânea e descrever sobre as possibilidades de constituição de uma educação científica crítica. O atual período pandêmico fortalece a necessidade desta discussão, tendo em vista a grande quantidade de informações falaciosas e tendenciosas que foram e são propagadas todos os dias acerca das práticas científicas. Como pensar em uma educação científica que possa blindar-se dos efeitos deletérios das atitudes pseudocientíficas? Com efeito, acreditamos em uma educação que possa compreender a Ciência não apenas como conhecimento regulador, mas também como conhecimento emancipatório.

Keywords : Natureza da Ciência; Pseudociência; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )