SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Totalitarismo epistemológico vs conocimiento sensible en la escuela desde la película DrukEpistemología de la práctica en el campo educativo: desafíos, posibilidades y perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GONCALVES, Sabrina Fernandes; MAGALHAES, Breno Santos Barbosa  y  BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. A natureza da (pseudo)ciência e a educação científica: uma conversa necessária. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41699.  Epub 08-Abr-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241699.

O presente ensaio se propõe a analisar, criticamente, o discurso da pseudociência na sociedade contemporânea e descrever sobre as possibilidades de constituição de uma educação científica crítica. O atual período pandêmico fortalece a necessidade desta discussão, tendo em vista a grande quantidade de informações falaciosas e tendenciosas que foram e são propagadas todos os dias acerca das práticas científicas. Como pensar em uma educação científica que possa blindar-se dos efeitos deletérios das atitudes pseudocientíficas? Com efeito, acreditamos em uma educação que possa compreender a Ciência não apenas como conhecimento regulador, mas também como conhecimento emancipatório.

Palabras clave : Natureza da Ciência; Pseudociência; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )