SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The nature of (pseudo)science and science education: a necessary conversationThe curriculum in school and non-school settings: the genealogy of a research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto  and  SOUZA NETO, Samuel de. Epistemologia da prática no campo educativo: desafios, possibilidades e perspectivas. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41650.  Epub June 27, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241650.

Este trabalho teve como objetivo analisar algumas das potencialidades, limitações, desafios e perspectivas relacionadas ao conceito de epistemologia da prática no campo educativo. Buscou-se, por meio de um ensaio teórico, fundamentar as compreensões de prática nas ciências sociais de modo geral e as representações ligadas ao conceito de epistemologia da prática, perpassando parte de suas origens, críticas e perspectivas atuais. Conclui-se que é necessário fomentar o desenvolvimento de pesquisas sobre o conceito de epistemologia da prática, cujo paradigma analítico apresenta potenciais de contribuição para o desenvolvimento da prática pedagógica e da produção de saberes no campo educativo.

Keywords : Epistemologia; Prática; Profissionalização; Ensino; Epistemologia da Prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )