SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28La naturaleza de la (pseudo)ciencia y la educación científica: una conversación necesariaPlan de estudios en espacios escolares y no escolares: una investigación genealógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto  y  SOUZA NETO, Samuel de. Epistemologia da prática no campo educativo: desafios, possibilidades e perspectivas. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41650.  Epub 27-Jun-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241650.

Este trabalho teve como objetivo analisar algumas das potencialidades, limitações, desafios e perspectivas relacionadas ao conceito de epistemologia da prática no campo educativo. Buscou-se, por meio de um ensaio teórico, fundamentar as compreensões de prática nas ciências sociais de modo geral e as representações ligadas ao conceito de epistemologia da prática, perpassando parte de suas origens, críticas e perspectivas atuais. Conclui-se que é necessário fomentar o desenvolvimento de pesquisas sobre o conceito de epistemologia da prática, cujo paradigma analítico apresenta potenciais de contribuição para o desenvolvimento da prática pedagógica e da produção de saberes no campo educativo.

Palabras clave : Epistemologia; Prática; Profissionalização; Ensino; Epistemologia da Prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )