SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A natureza da (pseudo)ciência e a educação científica: uma conversa necessáriaO currículo em espaços escolares e não-escolares: genealogia de uma pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto  e  SOUZA NETO, Samuel de. Epistemologia da prática no campo educativo: desafios, possibilidades e perspectivas. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41650.  Epub 27-Jun-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241650.

Este trabalho teve como objetivo analisar algumas das potencialidades, limitações, desafios e perspectivas relacionadas ao conceito de epistemologia da prática no campo educativo. Buscou-se, por meio de um ensaio teórico, fundamentar as compreensões de prática nas ciências sociais de modo geral e as representações ligadas ao conceito de epistemologia da prática, perpassando parte de suas origens, críticas e perspectivas atuais. Conclui-se que é necessário fomentar o desenvolvimento de pesquisas sobre o conceito de epistemologia da prática, cujo paradigma analítico apresenta potenciais de contribuição para o desenvolvimento da prática pedagógica e da produção de saberes no campo educativo.

Palavras-chave : Epistemologia; Prática; Profissionalização; Ensino; Epistemologia da Prática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )