SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Desafíos de la enseñanza de portugués en la parte continental de ChinaLa pedagogía de Célestin Freinet en tiempos de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LIMA, Marcio Roberto de. Performance: operador teórico no campo da Educação a partir da Teoria Ator-Rede. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43415.  Epub 01-Ago-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243415.

Este ensaio conceitua performance a partir da interlocução entre referenciais da Teoria Ator-Rede (TAR) e discute esse constructo como um operador teórico no campo da Educação. Complementarmente, o ensaio sintetiza cinco pesquisas em Educação, as quais abarcam em suas questões de interesse diferentes performances como desdobramentos de intervenções pedagógicas situadas. As ideias construídas neste trabalho sugerem que as (inter)ações estabelecidas em redes sociomateriais possibilitam assumir performance como afetações que reverberam em estados no mundo de maneira processual, múltipla e coexistente.

Palabras clave : Performance; Teoria Ator-Rede; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )