SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Care as a public right: challenges of teaching in day careSingular therapeutic project: potentialities and difficulties in mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SENA, Hélio Cleidilson de Oliveira  and  KLAUS, Viviane. Vulnerabilidade social e performatividade: motivações da escolha das escolas militarizadas no Maranhão. Linhas Críticas [online]. 2023, vol.29, e45897.  Epub Jan 25, 2023. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc29202345897.

O presente artigo analisou os motivos que levam as Redes Públicas de Ensino do Maranhão a firmarem parcerias com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar, possibilitando que eles assumam a gestão administrativa de algumas de suas escolas. Os procedimentos metodológicos adotados foram a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas. No contexto investigado, a militarização se deu a partir da interface entre educação, vulnerabilidade social e performatividade, sem uma discussão e problematização das desigualdades sociais e do caráter público da escola, que é profundamente alterado.

Keywords : Escolas militarizadas; Escolas tradicionais; Vulnerabilidade social; Performatividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )