SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29El cuidado como derecho público: desafíos de la enseñanza en la guarderíaProyecto terapéutico singular: potencialidades y dificultades en salud mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SENA, Hélio Cleidilson de Oliveira  y  KLAUS, Viviane. Vulnerabilidade social e performatividade: motivações da escolha das escolas militarizadas no Maranhão. Linhas Críticas [online]. 2023, vol.29, e45897.  Epub 25-Ene-2023. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc29202345897.

O presente artigo analisou os motivos que levam as Redes Públicas de Ensino do Maranhão a firmarem parcerias com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar, possibilitando que eles assumam a gestão administrativa de algumas de suas escolas. Os procedimentos metodológicos adotados foram a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas. No contexto investigado, a militarização se deu a partir da interface entre educação, vulnerabilidade social e performatividade, sem uma discussão e problematização das desigualdades sociais e do caráter público da escola, que é profundamente alterado.

Palabras clave : Escolas militarizadas; Escolas tradicionais; Vulnerabilidade social; Performatividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )