SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Projeto terapêutico singular: potencialidades e dificuldades na saúde mentalCondições de trabalho em escolas técnicas e formação do trabalhador em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

RODRIGUES, Marina Silva Bicalho  e  CHAGAS-FERREIRA, Jane Farias. Programas de estímulo à criatividade em escolas: uma revisão sistemática. Linhas Críticas [online]. 2023, vol.29, e47206.  Epub 11-Maio-2023. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc29202347206.

O objetivo desta pesquisa foi analisar métodos e resultados de programas de estímulo à criatividade desenvolvidos com estudantes do Ensino Fundamental por meio de uma revisão sistemática de publicações entre os anos de 2018 e 2022. A busca foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Education Resources Information Center (ERIC). Foram selecionados e analisados 26 artigos cujos resultados revelaram que os programas tiveram efeitos positivos associados principalmente às características do pensamento criativo como fluência, flexibilidade e originalidade.

Palavras-chave : Revisão Sistemática; Criatividade; Programas; Estudantes; Ensino Fundamental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )