SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Inclusão na escola secundária: perspectivas e vozes de famílias de imigrantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

STADLER, João Paulo; MARQUES, Carlos Alberto  e  LAMBACH, Marcelo. Visão de Ciência no contexto do ensino de Ciências na Pedagogia Histórico-Crítica. Linhas Críticas [online]. 2024, vol.30, e50827.  Epub 11-Mar-2024. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc30202450827.

O texto apresenta uma Análise de Conteúdo em referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica sobre as características do Conhecimento Científico no ensino de Ciências da Natureza. Os documentos expressam a compreensão da realidade como objetiva e cognoscível, o conhecimento com base no realismo crítico, com gênese no intelectualismo e no criticismo, e se adota uma concepção externalista de Ciência. No ensino de Ciências da Natureza é valorizada a discussão sobre critério de verdade e relação ciência-sociedade, o que pode ser relacionado à influência positivista nesse campo. Observou-se que fundamentos de teorias de base estão implícitos, reforçando a necessidade do estudo desses elementos.

Palavras-chave : Natureza da Ciência; Epistemologia; Análise de Conteúdo; Teoria do Conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )