Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
STADLER, João Paulo; MARQUES, Carlos Alberto e LAMBACH, Marcelo. Visão de Ciência no contexto do ensino de Ciências na Pedagogia Histórico-Crítica. Linhas Críticas [online]. 2024, vol.30, e50827. Epub 11-Mar-2024. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc30202450827.
O texto apresenta uma Análise de Conteúdo em referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica sobre as características do Conhecimento Científico no ensino de Ciências da Natureza. Os documentos expressam a compreensão da realidade como objetiva e cognoscível, o conhecimento com base no realismo crítico, com gênese no intelectualismo e no criticismo, e se adota uma concepção externalista de Ciência. No ensino de Ciências da Natureza é valorizada a discussão sobre critério de verdade e relação ciência-sociedade, o que pode ser relacionado à influência positivista nesse campo. Observou-se que fundamentos de teorias de base estão implícitos, reforçando a necessidade do estudo desses elementos.
Palavras-chave : Natureza da Ciência; Epistemologia; Análise de Conteúdo; Teoria do Conhecimento.

