Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
LEON SANCHEZ, Mario. Inclusão na escola secundária: perspectivas e vozes de famílias de imigrantes. Linhas Críticas [online]. 2024, vol.30, e51489. Epub 19-Ago-2024. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc30202451489.
O artigo estuda as percepções de pais e mães imigrantes sobre o sistema educacional na Espanha. Usando uma metodologia qualitativa, 35 pais y mães de primeira geração participaram de quatro grupos de discussão. Analisamos: a) A relação entre as culturas de origem e a inclusão escolar; b) As barreiras enfrentadas por essas famílias e as soluções propostas; c) As limitações no desenvolvimento acadêmico dos alunos imigrantes com relação à interculturalidade e à justiça social. Destaca-se a importância de valorizar a diversidade cultural para evitar a segregação, instando as escolas a revisar os recursos e promover as relações intergrupais.
Palavras-chave : Comunicação intercultural; Educação intercultural; Escola secundária.