SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Visão de Ciência no contexto do ensino de Ciências na Pedagogia Histórico-CríticaTendências metodológicas nas pesquisas sobre as licenciaturas: análise em teses e dissertações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LEON SANCHEZ, Mario. Inclusão na escola secundária: perspectivas e vozes de famílias de imigrantes. Linhas Críticas [online]. 2024, vol.30, e51489.  Epub 19-Ago-2024. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc30202451489.

O artigo estuda as percepções de pais e mães imigrantes sobre o sistema educacional na Espanha. Usando uma metodologia qualitativa, 35 pais y mães de primeira geração participaram de quatro grupos de discussão. Analisamos: a) A relação entre as culturas de origem e a inclusão escolar; b) As barreiras enfrentadas por essas famílias e as soluções propostas; c) As limitações no desenvolvimento acadêmico dos alunos imigrantes com relação à interculturalidade e à justiça social. Destaca-se a importância de valorizar a diversidade cultural para evitar a segregação, instando as escolas a revisar os recursos e promover as relações intergrupais.

Palavras-chave : Comunicação intercultural; Educação intercultural; Escola secundária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )