SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Seleção de diretores de escola como demanda do movimento estudantil: a agenda dissonante da política no Rio de JaneiroAs organizações sociais na educação: o caso da educação infantil no Distrito Federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

ASSIS, Liliana Cotinho de  e  DIAS, Lucimar Rosa. Referentes político-normativos de cumprimento dos artigos 26-A e 79-B da lei de diretrizes e bases: uma pauta para a igualdade racial nas escolas. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e61468.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61468.

O presente artigo trata de resultados oriundos de uma pesquisa que teve por objetivo a constituição de referentes político-normativos para acompanhamento e avaliação da efetivação do previsto na Lei Diretrizes e Bases da Educação - LDB (arts. 26-A e 79-B). A organização desses referentes teve três fases: a primeira consistiu na seleção de normativas legais que regem a educação antirracista, a saber: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Leis 10.639 de 2003 e 11.645 de 2008), Estatuto da Criança e do Adolescente, Parecer n.04 de 2004 do Conselho Nacional de Educação - CNE e a Resolução n. 01 de 2004/CNE. Na segunda fase, ocorreu a sistematização das orientações legais em padrões atitudinais institucionais que estamos chamando de referentes, e a terceira fase foi a experimentação dos referentes em escolas do município de Curitiba a fim de testar sua aplicabilidade no acompanhamento de uma educação antirracista. Ao analisar os dados obtidos, foi possível estabelecer padrões para as escolas em relação ao seu nível de efetivação das normativas antirracistas. Com isso, conclui-se que os referentes políticos-normativos podem ser utilizados como um importante instrumento de avaliação de implementação das normativas antirracistas pelas próprias escolas, pelo Ministério Público e Movimento Negro, ou seja, pelos diferentes atores sociais que devem acompanhar, exigir e ou fiscalizar o cumprimento da legislação brasileira que prevê uma educação para igualdade racial.

Palavras-chave : Artigos 26-A; Lei 10.639/03; Educação Antirracista; Referentes Normativos; Indicadores..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )