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Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

REGO, Débora Lopes do  y  SOUSA JUNIOR, Luiz de. Aplicação dos recursos do PROAP na UFPB: um estudo de caso. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e62468.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.62468.

O presente trabalho tem por objetivo central analisar a gestão dos recursos do PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação) no âmbito da UFPB no ano de 2014. Grandes desafios e metas foram estabelecidos para a Pós-Graduação brasileira pelo Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG (2011-2020) e há relativo consenso quanto à necessidade de ampliar o investimento. No entanto, os recursos do PROAP encaminhados para UFPB não foram utilizados em sua totalidade no ano de 2014. Questiona-se, portanto, o modo como foi efetivada a gestão desses recursos pelas Unidades Gestoras responsáveis pela aplicação dos recursos. Embora sejam considerados de pequena monta em relação ao orçamento total da UFPB, são imprescindíveis para o pleno desenvolvimento da Pós-Graduação. Daí a relevância de se estudar a gestão de tais recursos. Com base em dados obtidos junto ao Tesouro Gerencial, CAPES e UFPB, constatou-se que a mudança gerencial dos recursos PROAP em meio ao exercício financeiro de 2014, sem qualquer estudo ou planejamento, resultou na expressiva devolução de tais recursos.

Palabras clave : Pós-Graduação; Gestão; Políticas de Financiamento; Planejamento; PROAP..

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