SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Educación y Dignidad: ¿construcción histórica de las garantías de derechos?El Programa de Metas Municipales: promesas de una nueva gestión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

OLIVEIRA, Renata Hoeflich Damaso de  y  FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago. A gestão da política de socioeducação no Estado do Paraná: repercussões no período de 2007 a 2015. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e63693.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.63693.

Este estudo apresenta os resultados da investigação acerca da gestão da Política de Socioeducação do estado do Paraná, no período de 2007 a 2015, considerando a transição do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo por diferentes secretarias de estado. A metodologia adotada foi a de pesquisa documental e bibliográfica por meio da análise de fontes primárias e secundárias, a qual foi complementada por reflexões advindas da prática profissional vivenciada em uma unidade de atendimento socioeducativo. A análise dos dados demonstrou que, no período de 2007 a 2015, a Política de Socioeducação paranaense apresentou uma lógica centralizada em intervenções direcionadas ao indivíduo em detrimento de ações coletivas. Com as mudanças de locus institucional do Sistema de Atendimento Socioeducativo, ocorreram alterações nas características e destinação de verbas dos programas existentes, o que sugere a descontinuidade dos programas desenvolvidos para a população de adolescentes autores de ato infracional, indicando a adoção de Políticas de Governo e não efetivamente de uma Política de Estado.

Palabras clave : Socioeducação; Adolescente em conflito com a lei; Política Social; Paraná..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )