SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Política de formación docente de la SEDUC/AM: oferta y acceso de los profesores a los cursos de 40 horasTrayectoria de la educación a distancia en Brasil: políticas, programas y acciones en los últimos 40 años índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

JEZINE, Edineide  y  SANTOS, Jailson Batista dos. A dinâmica do acesso à educação superior brasileira: do público ao privado. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e64492.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64492.

O presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre o público e o privado no âmbito do acesso às Instituições de Educação Superior Brasileiras (IES), a partir da descrição do número de instituições, ingressantes, oferta de vagas e matrículas em nível de Brasil, Nordeste e Paraíba, considerando os impactos gerados pelas políticas públicas de acesso no contexto neoliberal. Fundamentamos a discussão em dados do Censo da Educação Superior (INEP) - (2010-2017) e em pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e Sociedade (GEPESS/UFPB) - (CASTELO BRANCO; JEZINE; NAKAMURA, 2015), dente outras fontes. Os resultados apontam que o processo de expansão das IES brasileiras apresenta um crescimento significativo de ingressantes na rede privada, no âmbito nacional, regional e local. Tal crescimento representa os impactos das políticas de acesso que, ao longo dos anos, vêm reforçando a supremacia do setor privado sobre o público, acompanhando a lógica do projeto neoliberal.

Palabras clave : Acesso; Educação Superior; Políticas Públicas; Público e Privado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )