SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Participation in Municipal Councils of Education: between limitations and potentialitiesExternal evaluation policies and their interfaces with municipal actions: the case of five cities of Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

NUNEZ, Carolina Portela; KOSLINSKI, Mariane Campelo  and  FERNANDEZ, Silvina Júlia. Políticas de incentivo ao uso de dados educacionais: experiências no contexto internacional e brasileiro. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e64894.  Epub July 18, 2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64894.

Iniciativas de incentivo ao uso pedagógico de dados educacionais (internacionalmente conhecidas como data use policies) por membros da comunidade escolar (professores e gestores escolares) têm sido adotadas por sistemas educacionais em diversos países como forma de melhorar o desempenho dos estudantes. Este artigo tem por objetivo identificar iniciativas de incentivo ao uso pedagógico de dados educacionais por professores e gestores escolares no contexto internacional, seus impactos esperados e já observados. Também discute o que vem sendo realizado no contexto brasileiro, tendo como referência de análise os tipos de desenho adotados em outros países. Entre as iniciativas de data use, que possuem desenhos diferentes, procuramos identificar os motivos pelos quais o tipo de desenho por intervenção direta nas escolas, com o auxílio de um especialista externo, parece mais promissor do que os demais em relação às mudanças em práticas pedagógicas.

Keywords : uso de dados educacionais; decisões baseadas em dados; accountability escolar; avaliação em larga escala..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )