SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Políticas de incentivo ao uso de dados educacionais: experiências no contexto internacional e brasileiroAvaliação da efetividade de uma política pública: ação afirmativa para a agricultura familiar no Campus Concórdia/IFC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

COSTA, Anderson Gonçalves; VIDAL, Eloisa Maia; MONTE, Ana Lídia Lopes do Carmo  e  VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas de avaliação externa e suas interfaces com as ações municipais: o caso de cinco municípios cearenses. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e65594.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65594.

O artigo investiga o tema avaliação educacional em cinco municípios do Estado do Ceará, detendo-se sobre as iniciativas da gestão municipal na condução dessa política e/ou construção de iniciativas próprias. De natureza quanti-qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, utilizando como procedimento o estudo de caso, bases de dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e entrevistas semiestruturadas junto a secretário(as) municipais de educação. Buscando entender as interfaces da avaliação municipal com as políticas estaduais e federais, detectou-se a institucionalização de uma cultura de avaliação que contribui para a mudança local. Foi possível confirmar o alinhamento dos municípios às políticas de avaliação externa conduzidas por outros entes da Federação. A análise dos dados não permitiu associar os resultados de evolução do Ideb à existência de sistemas municipais de avaliação, considerando, inclusive, sua criação e trajetória diversificada ao longo do tempo, bem como maturidade e condições estruturais distintas. O estudo revelou graus diferenciados de internalização das políticas de avaliação de larga escala, sendo estes mais robustos nos municípios que possuem sistemas próprios. Dentre as implicações da pesquisa, é oportuno registrar o entrelaçamento das políticas de avaliação externa nos diferentes municípios, muito embora, fatores próprios de cada contexto devam ser considerados. Note-se, ainda, a relevância de estudos de tal natureza para a compreensão da complexidade da questão federativa no país, de modo particular, no campo educacional.

Palavras-chave : avaliação educacional; sistemas de avaliação; políticas municipais; Ceará..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )