SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Políticas de avaliação externa e suas interfaces com as ações municipais: o caso de cinco municípios cearensesOs Planos Municipais de Educação no contexto do PNE 2014-2024: apontamentos sobre a implementação da política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

MARCHESAN, Francieli  e  OLIVEIRA, Oséias Santos de. Avaliação da efetividade de uma política pública: ação afirmativa para a agricultura familiar no Campus Concórdia/IFC. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e65637.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65637.

As políticas públicas implementadas no Brasil visam, principalmente, a redução das desigualdades sociais e a melhoria da qualidade de vida da população, sendo que grande parte delas voltam- se à educação, por sua influência no desenvolvimento socioeconômico do país. Para a melhor gestão e otimização destas ações, são necessárias avaliações constantes dos resultados alcançados. Nesse sentido, este trabalho objetiva analisar a efetividade da ação afirmativa para a agricultura familiar implementada pelo Campus Concórdia/IFC, para o curso Técnico em Agropecuária. A metodologia pauta-se em uma pesquisa quali-quantitativa, de um estudo de caso, utilizando-se para coleta de dados a análise dos documentos nacionais e institucionais que balizam as cotas sociais. Como resultado, verificou-se que a política desenvolvida é efetiva, por intervir positivamente na realidade da população-alvo. Considera-se a ação afirmativa assertiva, pois esta representa uma medida fundamental para a inclusão sócio educacional de estudantes provenientes da atividade agrícola.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Cotas Sociais; Agricultura Familiar; Avaliação de Efetividade..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )