SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Os Planos Municipais de Educação no contexto do PNE 2014-2024: apontamentos sobre a implementação da políticaPolíticas públicas de inclusão social educativa no processo de internacionalização da UFPI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

MINHOTO, Maria Angélica Pedra  e  GIGLIO, Celia Maria Benedicto. Avaliação das políticas de expansão e de reserva de vagas na rede federal de ensino superior: Unifesp em análise. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e65988.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65988.

Este trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação do processo de implementação das políticas de expansão e de reserva de vagas na rede federal de ensino superior brasileira, verificando os efeitos da adesão ao Reuni e o estabelecimento da Lei de Cotas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para tanto, apresenta inicialmente o contexto nacional de evolução das matrículas na educação superior e dados do perfil socioeconômico dos discentes das instituições federais de ensino superior, produzidos pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis. Na sequência, mostra o crescimento dos cursos de graduação da Unifesp, sua política institucional de reserva de vagas, além do histórico e análise do perfil socioeconômico e cultural de seu ingressantes, entre os anos de 2012 e 2016. Constatou-se que, ainda que imprescindível, a política de reserva de vagas não tem sido suficiente para democratizar mais amplamente o acesso à formação de qualidade da universidade pública em todas as carreiras. No caso da Unifesp, o caminho mais consistente para o crescimento da diversidade e inclusão de um novo perfil de estudante na instituição foi a expansão no número de carreiras, com ampliação do número de vagas.

Palavras-chave : Ensino superior; Reuni; Cotas; Perfil socioeconômico e cultural discente..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )