SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Evaluation of the expansion and admission policies in federal higher education: Unifesp in analysisNew management parameters in the public school: the meritocratic profile and meanings contained in the process of educational reform in the state public school system of Goiás author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

CERMENO, Lourdes Angélica Pacheco  and  SALES, Luís Carlos. Políticas públicas de inclusão social educativa no processo de internacionalização da UFPI. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e66035.  Epub July 18, 2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66035.

A inclusão social é considerada como um processo que assegura aqueles que estão em risco de pobreza e exclusão social tenham as oportunidades e recursos necessários para participar plenamente da vida econômica, social e cultural; desfrutando de um padrão de vida e bem-estar considerado normal na sociedade em que vivem. O objetivo desta pesquisa é analisar como acontece o processo de inclusão social dos estudantes estrangeiros africanos e da América Latina que estudam na UFPI, no Campus Ministro Petrônio Portella, na cidade de Teresina-Piauí. Identificando, dessa forma, os fatores que poderiam causar problemas durante o processo de inclusão social, como, por exemplo, as representações sociais que estudantes brasileiros têm sobre os estudantes africanos e colombianos. Explora-se, assim, como se desenvolve o processo de inclusão social na UFPI. Com o intuito de alcançarmos esse objetivo, revisamos algumas das obras de autores como Gomes (2008), Rocha (1990), Sousa Santos (2008) e Subuhana (2007), entre outros, que nos ajudaram a abordar a questão da inclusão social no ensino superior. A metodologia apoiou-se em entrevistas semiestruturadas com estudantes africanos e latinos da UFPI, sendo o procedimento analítico a análise de conteúdo. Portanto, percebeu-se que o processo de inclusão social enfrenta dificuldades, devido ao aluno estrangeiro sofrer inicialmente por não saber o idioma, desconhecer a metodologia e enfrentar uma nova cultura que tem que se adaptar.

Keywords : Estudante Estrangeiro; Representações sociais; Inclusão social..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )