SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Evaluación de las políticas de expansión y admisión en la educación superior federal: Unifesp en análisisNuevos parámetros de gestión en la escuela pública: el perfil y los sentidos meritocráticos contenidos en el proceso de reforma educativa en la red pública estadual de enseñanza de Goiás índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

CERMENO, Lourdes Angélica Pacheco  y  SALES, Luís Carlos. Políticas públicas de inclusão social educativa no processo de internacionalização da UFPI. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e66035.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66035.

A inclusão social é considerada como um processo que assegura aqueles que estão em risco de pobreza e exclusão social tenham as oportunidades e recursos necessários para participar plenamente da vida econômica, social e cultural; desfrutando de um padrão de vida e bem-estar considerado normal na sociedade em que vivem. O objetivo desta pesquisa é analisar como acontece o processo de inclusão social dos estudantes estrangeiros africanos e da América Latina que estudam na UFPI, no Campus Ministro Petrônio Portella, na cidade de Teresina-Piauí. Identificando, dessa forma, os fatores que poderiam causar problemas durante o processo de inclusão social, como, por exemplo, as representações sociais que estudantes brasileiros têm sobre os estudantes africanos e colombianos. Explora-se, assim, como se desenvolve o processo de inclusão social na UFPI. Com o intuito de alcançarmos esse objetivo, revisamos algumas das obras de autores como Gomes (2008), Rocha (1990), Sousa Santos (2008) e Subuhana (2007), entre outros, que nos ajudaram a abordar a questão da inclusão social no ensino superior. A metodologia apoiou-se em entrevistas semiestruturadas com estudantes africanos e latinos da UFPI, sendo o procedimento analítico a análise de conteúdo. Portanto, percebeu-se que o processo de inclusão social enfrenta dificuldades, devido ao aluno estrangeiro sofrer inicialmente por não saber o idioma, desconhecer a metodologia e enfrentar uma nova cultura que tem que se adaptar.

Palabras clave : Estudante Estrangeiro; Representações sociais; Inclusão social..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )