SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13New management parameters in the public school: the meritocratic profile and meanings contained in the process of educational reform in the state public school system of GoiásNotes on the field of curriculum studies: critical and post-critical controversies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

AMARANTE, Lucilene  and  MOREIRA, Jani Alves da Silva. Políticas curriculares para alfabetização: questões e dilemas a partir da BNCC. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e66587.  Epub July 18, 2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66587.

O texto apresenta apontamentos referentes às políticas curriculares para o ciclo de alfabetização, na educação infantil e ensino fundamental, no contexto da reforma curricular atual. Trata-se dos resultados de uma pesquisa bibliográfica no qual expomos questões acerca dos encaminhamentos para implementação do documento BNCC nas propostas curriculares dos sistemas municipal de ensino, com o propósito de inferir sobre a prática pedagógica e gestora de alfabetização, bem como a formação continuada de professores alfabetizadores. Os resultados evidenciam alguns dilemas e desafios para um efetivo processo político de concretização de um currículo no qual considere o desenvolvimento da prática alfabetizadora a partir da formação continuada com professores alfabetizadores.

Keywords : Políticas Curriculares; Alfabetização; BNCC; Formação de professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )