SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Nuevos parámetros de gestión en la escuela pública: el perfil y los sentidos meritocráticos contenidos en el proceso de reforma educativa en la red pública estadual de enseñanza de GoiásNotas sobre el campo de estudios del currículo: controversias críticas y post-críticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

AMARANTE, Lucilene  y  MOREIRA, Jani Alves da Silva. Políticas curriculares para alfabetização: questões e dilemas a partir da BNCC. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e66587.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66587.

O texto apresenta apontamentos referentes às políticas curriculares para o ciclo de alfabetização, na educação infantil e ensino fundamental, no contexto da reforma curricular atual. Trata-se dos resultados de uma pesquisa bibliográfica no qual expomos questões acerca dos encaminhamentos para implementação do documento BNCC nas propostas curriculares dos sistemas municipal de ensino, com o propósito de inferir sobre a prática pedagógica e gestora de alfabetização, bem como a formação continuada de professores alfabetizadores. Os resultados evidenciam alguns dilemas e desafios para um efetivo processo político de concretização de um currículo no qual considere o desenvolvimento da prática alfabetizadora a partir da formação continuada com professores alfabetizadores.

Palabras clave : Políticas Curriculares; Alfabetização; BNCC; Formação de professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )