SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Curricular policies for literacy: matters and dilemmas beginning from the BNCCTeachers sick leave in Brazil in 2016: precariousness of teacher's working conditions like explanatory hypothesis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

BARBOSA, Renata Peres  and  BUENO, Sinésio Ferraz. Notas sobre o campo de estudos do currículo: controvérsias críticas e pós-críticas. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e66890.  Epub July 18, 2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66890.

O presente artigo tem como objetivo tensionar o debate acerca do pensamento pós-crítico no campo do currículo, problematizando e situando os limites e controvérsias do campo enquanto subsídio teórico relevante para análise dos fundamentos e das políticas curriculares. Para tanto, no primeiro momento, apresenta-se um breve histórico dos estudos do currículo como campo de disputas, que delineia as bases para um projeto formativo que ampara as experiências escolares. Em seguida, busca-se apresentar, de modo geral, o debate pós-crítico e sua articulação com as teorias curriculares a partir de pesquisas nacionais do campo. Por fim, problematiza-se as implicações da adoção de uma perspectiva pós-crítica, buscando refletir sobre a educação e o currículo perante o quadro hegemônico do pensamento pós-crítico. Como aspectos conclusivos, inferimos que a postura cética adotada pelos enfoques pós-críticos parece-nos emboscar em uma cilada pedagógica, que impede ainda mais a apropriação dos conteúdos objetivos formativos de forma crítica, anulando as potencialidades de resistência à reificação. Trata-se de um estudo bibliográfico.

Keywords : Teorias do Currículo; Pensamento pós-crítico..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )