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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

FERREIRA, Denize Cristina Kaminski  e  SILVA, Marcus Quintanilha da. O afastamento docente nas redes municipais no Brasil em 2016: a precarização das condições de trabalho como hipótese explicativa. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e66903.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66903.

A precarização das condições de trabalho docente é de difícil mensuração, afetando não apenas a vida profissional, mas também as relações sociais fora da escola. Para ampliar o debate sobre o tema, este artigo apresenta um panorama dos afastamentos dos professores das redes municipais de ensino do país em 2016, a partir de 1.253.295 casos selecionados na Relação Anual de Informações Sociais - Rais. Infere- se, em diálogo com outras pesquisas, que a precarização das condições de trabalho do professor é uma das hipóteses explicativas para o fenômeno. Os resultados indicam que a educação infantil e as redes municipais das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul têm o maior percentual de professores com afastamentos.

Palavras-chave : Trabalho docente; Afastamento docente; Políticas educacionais..

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