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Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

TAMBE-UFRRJ, Telma Amorgiana Fulane; GOUVEA-UFRRJ, Fernando César Ferreira  y  TASMERAO-UERJ, Aline Silveira. Educação Superior em Moçambique: entre o estado e a astúcia do capital. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e67569.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67569.

Contextualizado nas políticas educacionais sobre a privatização da educação pública, este artigo de carácter qualitativo discute a privatização e a mercantilização do ensino superior (ES) moçambicano, como parte integrante de um novo acordo global político-ideológico, que valida ou legitima e compele em direção a certas ações - negócio e troca, competição -, anulando e inibindo outras - equidade, justiça social, distribuição igual de propriedade -, valorizando relações de produção privada e suas formas mercantis e “moral utilitária”, na prática educacional. Para a produção deste texto, socorremo-nos de dados estatísticos do ES (2018) e da literatura sobre a sua expansão e mercado (Lei 1/93; Neves e Pronko, 2008, Souza, 2015; Marx 1994; BM, 1995; Gonçalves, 2015). Deste modo, entende-se que o modelo de ES moçambicano atual indica que a corrida às instituições públicas e privadas por parte dos estudantes e a consequente busca por diplomas - formação para o trabalho - secundarizou a procura pelo conhecimento, motivada pela expansão de acesso, assim como pela busca de cursos voltados para as exigências do mercado, geralmente em regime pós-laboral. Para além disso, o ES moçambicano tornou-se um dos lugares importantes da luta de classes para o consenso, mudando a própria educação, pois os mercados são uma das bases para a formação de grupos que perseguem interesses partilhados.

Palabras clave : Ensino superior; Privatização; Mercantilização da educação; Mercadoria..

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