SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Sistema público de educação e regime de colaboração: a experiência do estado do Acre e do município de Rio Branco no período de 2005 a 2012Educação escolar indígena: o cenário das políticas públicas no extremo ocidente do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

TAMBE-UFRRJ, Telma Amorgiana Fulane; GOUVEA-UFRRJ, Fernando César Ferreira  e  TASMERAO-UERJ, Aline Silveira. Educação Superior em Moçambique: entre o estado e a astúcia do capital. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e67569.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67569.

Contextualizado nas políticas educacionais sobre a privatização da educação pública, este artigo de carácter qualitativo discute a privatização e a mercantilização do ensino superior (ES) moçambicano, como parte integrante de um novo acordo global político-ideológico, que valida ou legitima e compele em direção a certas ações - negócio e troca, competição -, anulando e inibindo outras - equidade, justiça social, distribuição igual de propriedade -, valorizando relações de produção privada e suas formas mercantis e “moral utilitária”, na prática educacional. Para a produção deste texto, socorremo-nos de dados estatísticos do ES (2018) e da literatura sobre a sua expansão e mercado (Lei 1/93; Neves e Pronko, 2008, Souza, 2015; Marx 1994; BM, 1995; Gonçalves, 2015). Deste modo, entende-se que o modelo de ES moçambicano atual indica que a corrida às instituições públicas e privadas por parte dos estudantes e a consequente busca por diplomas - formação para o trabalho - secundarizou a procura pelo conhecimento, motivada pela expansão de acesso, assim como pela busca de cursos voltados para as exigências do mercado, geralmente em regime pós-laboral. Para além disso, o ES moçambicano tornou-se um dos lugares importantes da luta de classes para o consenso, mudando a própria educação, pois os mercados são uma das bases para a formação de grupos que perseguem interesses partilhados.

Palavras-chave : Ensino superior; Privatização; Mercantilização da educação; Mercadoria..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )