SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Educación Superior en Mozambique: entre el estado y la astúcia del capitalLos desafíos de la administración escolar en el país alagoano: percepciones de un gerente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SILVA, José Alessandro Cândido da. Educação escolar indígena: o cenário das políticas públicas no extremo ocidente do Brasil. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e67837.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67837.

O artigo analisa uma das políticas educacionais para a diversidade, a de Educação Escolar Indígena. O estudo foca em problemas na sua efetivação, permitindo-nos refletir sobre seu desenvolvimento no Acre. Aponta os embates na sua definição, destacando o papel dos agentes envolvidos desde a formulação até a execução nos contextos formais. Toma como base metodológica o Ciclo de Políticas. Das questões resultantes, destacamos o fato de as propostas e práticas de EEI no Acre terem transformado os direitos educativos indígenas em obrigações de Estado, mas perdendo seu caráter de produção coletiva e autônoma.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Educação Escolar Indígena; Acre..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )