SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Educación escolar indígena: el escenario de las políticas públicas en el extremo occidente de BrasilFormación de docentes para la calidad en educación básica: contextos que llevaron a la implementación de Parfor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SILVA, Givanildo da; SANTOS, Liliane Claudice dos  y  GOMES, Eva Pauliana da Silva. Os desafios da gestão escolar no sertão alagoano: percepções de um gestor. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e67930.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67930.

O objetivo do texto é apresentar os desafios do gestor escolar na configuração política e organizativa da educação a partir de um estudo de caso em uma escola da rede pública estadual, localizada no município de Delmiro Gouveia, no estado de Alagoas, Brasil. A metodologia desenvolvida na pesquisa foi a abordagem qualitativa e o método foi o estudo de caso. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com um gestor escolar. Os resultados da pesquisa apontaram que há limitações para a vivência da gestão democrática, sendo que o gestor escolar configura-se como o mediador para que os oprincípios políticos e normativos da educação sejam garantidos no contexto das práticas educativas.

Palabras clave : Gestão Escolar; Gestão Democrática; Escola Pública; Desafios Escolares..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )