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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães  e  BORDAS, Miguel Angel Garcia. Condições de trabalho docente no Brasil: ensaio sobre a desvalorização na educação básica. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e68301.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.68301.

O objetivo deste artigo foi discutir a desvalorização dos docentes brasileiros, que trabalham na educação básica, a partir de uma análise das condições de trabalho docente, os antecedentes históricos, o arcabouço legal e as influências do neoliberalismo nas políticas de Estado. O que podemos observar nas discussões com os autores e os dados apresentados é que existe uma defasagem entre o salário dos professores da educação básica no Brasil e a média dos profissionais das outras áreas. Há notáveis avanços na legislação educacional brasileira, com vistas à valorização do magistério e discussões sobre como fazer essa valorização, na qual sempre o salário entra na discussão como elemento central. Além disso, foi possível inferir que existe uma relação direta entre a qualidade do salário dos professores e sua valorização perante a sociedade, gerando efeitos psicossociais positivos para eles, como satisfação, motivação e consequentemente afetando diretamente na qualidade do trabalho executado e na melhoria da educação de forma geral. Assim, os professores e entidades representativas devem manter a reivindicação da continua valorização profissional perante a sociedade, resgatando o interesse que outrora existia nos jovens em ser professor. Paralelamente é importante que mais textos acadêmicos como este precisam ser produzidos, inclusive com estudos de campo, por se tratar de um tema de extrema relevância para o desenvolvimento de qualquer nação.

Palavras-chave : Trabalho docente; Políticas educacionais; Neoliberalismo..

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