SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Condições de trabalho docente no Brasil: ensaio sobre a desvalorização na educação básicaA educação em tempo integral nos planos estaduais de educação da região norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

ROSISTOLATO, Rodrigo; PRADO, Ana Pires do; MUANIS, Maria  e  CERDEIRA, Diana. Burocracia educacional em interação com as famílias nos processos de matrícula escolar na cidade do Rio de Janeiro. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e68554.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.68554.

O objetivo do trabalho é apresentar os resultados de uma investigação sobre as relações entre a burocracia escolar e as famílias dos estudantes durante os processos de matrícula escolar na rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. Nela, há escolas com diferentes desempenhos e reputações; por isso, há diferenças de demanda pelas vagas oferecidas. Embora exista uma legislação específica regulamentando critérios para a realização da matrícula dos estudantes que inclui, inclusive, regras para desempate entre famílias no caso de maior demanda do que oferta, nossos dados permitem afirmar que existem diferentes estratégias utilizadas pelas famílias para escolher e acessar as melhores escolas, ora regidas exclusivamente pelo acompanhamento das regras e normas da regulamentação de matrícula, ora através do contato pessoal com profissionais da burocracia estatal e/ou com pessoas conectadas a eles. A análise desse cenário de escolha e acesso das escolas revela um conjunto de sociabilidades entre as famílias e o Estado, representado, nesse caso, pela burocracia escolar. Nosso objetivo é descrever e analisar esse cenário e os resultados objetivos das ações empreendidas pelas famílias e pelos profissionais da escola. Concluímos que as famílias que estabelecem contatos pessoais diretos ou indiretos com a burocracia escolar têm maiores chances de acessar as vagas nas escolas mais disputadas. Isso ocorre porque as ações discricionárias da burocracia, em conjunto com as ações familiares, definem as trajetórias dos estudantes com base em critérios por vezes antagônicos à lógica republicana que deveria organizar a distribuição de vagas em escolas.

Palavras-chave : burocracia escolar; famílias; matrícula; escola republicana..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )