SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Educational inequalities: structures, processes, and models of justice. The debate in France over the last fifty yearsAcademic production in policies for early childhood education in Brazil (2000-2010) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

JACOMINI, Márcia Aparecida; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira  and  BELLO, Isabel Melero. Estudos de revisão sobre produção acadêmica em políticas educacionais (2000-2010). J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e64012.  Epub July 18, 2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.64012.

Neste artigo são analisadas dez teses e dissertações que estudaram a produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil no período de 2000-2010, selecionadas de um banco com 1.283 trabalhos coletados no Banco de Teses da Capes. A questão que norteia a pesquisa é saber quais tipos de revisão foram privilegiados pelos autores, com o objetivo de classificar as produções a partir da análise dos objetivos e das metodologias adotadas. Tomou-se como aporte teórico autores que têm pesquisado/problematizado os estudos de revisão. Os textos foram classificados em estudos de revisão que mapeiam e estudos de revisão que avaliam e sintetizam. Conclui-se que há a necessidade de maior sistematização das características e denominações dos estudos de revisão, a fim de orientar as pesquisas desse tipo a delinearem a abordagem metodológica de maneira clara, na área da pesquisa educacional em sentido amplo e no domínio dos estudos que se voltam à compreensão e problematização das políticas públicas do setor da educação escolar, em particular.

Keywords : Estudos de Revisão; Políticas Educacionais; Produção Acadêmica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )