SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Desigualdades educacionais: estruturas, processos e modelos de justiça. O debate ao longo dos últimos cinquenta anos na FrançaA produção acadêmica em políticas para a educação infantil no Brasil (2000-2010) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

JACOMINI, Márcia Aparecida; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira  e  BELLO, Isabel Melero. Estudos de revisão sobre produção acadêmica em políticas educacionais (2000-2010). J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e64012.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.64012.

Neste artigo são analisadas dez teses e dissertações que estudaram a produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil no período de 2000-2010, selecionadas de um banco com 1.283 trabalhos coletados no Banco de Teses da Capes. A questão que norteia a pesquisa é saber quais tipos de revisão foram privilegiados pelos autores, com o objetivo de classificar as produções a partir da análise dos objetivos e das metodologias adotadas. Tomou-se como aporte teórico autores que têm pesquisado/problematizado os estudos de revisão. Os textos foram classificados em estudos de revisão que mapeiam e estudos de revisão que avaliam e sintetizam. Conclui-se que há a necessidade de maior sistematização das características e denominações dos estudos de revisão, a fim de orientar as pesquisas desse tipo a delinearem a abordagem metodológica de maneira clara, na área da pesquisa educacional em sentido amplo e no domínio dos estudos que se voltam à compreensão e problematização das políticas públicas do setor da educação escolar, em particular.

Palavras-chave : Estudos de Revisão; Políticas Educacionais; Produção Acadêmica..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )