SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Sobre la política como ciencia. Educación, desarrollo legislativo y transformación de las sociedades contemporáneasLa delimitación del objeto en la investigación en política educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

JACOMINI, Márcia Aparecida  y  SILVA, Antonia Almeida. Pesquisas em políticas educacionais: questões epistemológicas e desafios à consolidação da área da Educação (2000-2010). J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e64425.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.64425.

Este estudo analisa a produção acadêmica de 20 programas de pós-graduação em educação no Brasil, notadamente teses e dissertações relacionadas ao estudo de políticas educacionais, defendidas no período 2000-2010. Procuramos apreender se e em que medida essa produção indica movimentos de superação de lacunas apontadas em alguns estudos como fatores que fragilizam a consolidação da área de Educação enquanto campo de conhecimento, nomeadamente quanto aos aspectos epistemológicos e sua articulação com os métodos de pesquisa adotados. Os trabalhos analisados anunciaram preocupações tangenciais com as questões de epistemologia, método e teoria na área educacional, mas sem, necessariamente, assumirem a constituição do campo como uma preocupação de fundo.

Palabras clave : Política Educacional; Campo de Conhecimento; Epistemologia; Pesquisa..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )