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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

JACOMINI, Márcia Aparecida  e  SILVA, Antonia Almeida. Pesquisas em políticas educacionais: questões epistemológicas e desafios à consolidação da área da Educação (2000-2010). J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e64425.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.64425.

Este estudo analisa a produção acadêmica de 20 programas de pós-graduação em educação no Brasil, notadamente teses e dissertações relacionadas ao estudo de políticas educacionais, defendidas no período 2000-2010. Procuramos apreender se e em que medida essa produção indica movimentos de superação de lacunas apontadas em alguns estudos como fatores que fragilizam a consolidação da área de Educação enquanto campo de conhecimento, nomeadamente quanto aos aspectos epistemológicos e sua articulação com os métodos de pesquisa adotados. Os trabalhos analisados anunciaram preocupações tangenciais com as questões de epistemologia, método e teoria na área educacional, mas sem, necessariamente, assumirem a constituição do campo como uma preocupação de fundo.

Palavras-chave : Política Educacional; Campo de Conhecimento; Epistemologia; Pesquisa..

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