SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Os impactos da gestão democrática na escola pública: uma revisão sistemática(In)capacidade de implementação de políticas públicas educacionais no município de Miracema do Tocantins: perspectivas, complexidades e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

PINHEIRO, Daniel Calbino; SABINO, Geruza de Fátima Tome  e  VIEIRA, Flavio Cesar Freitas. Proposição de um marco teórico-analítico para a gestão democrática na educação. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e72283.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72283.

A gestão democrática tem se tornado um dos temas mais frequentes em debates, reflexões e iniciativas públicas a fim de dar sequência a um princípio reposto na legislação nacional. Porém, o termo apresenta elementos com distintos significados, o que indica a necessidade de um tratamento mais consistente dos temas envolvidos nessa noção. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar as principais ideias de gestão democrática, demarcando suas distinções etimológicas e resgatando suas perspectivas filosóficas. Por fim, propomos uma estrutura teórico-analítica que pode contribuir para o aprofundamento da análise das concepções teóricas e práticas da gestão democrática na ciência da educação.

Palavras-chave : Gestão Democrática; Bases filosóficas; Estrutura teórico-metodológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )