SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Propuesta de un marco teórico-analítico para la gestión democrática en la educaciónEvaluación de resultados en la implementación de REUNI en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

LAGARES, Rosilene  y  SILVA, Meire Lúcia Andrade da. (In)capacidade de implementação de políticas públicas educacionais no município de Miracema do Tocantins: perspectivas, complexidades e possibilidades. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e72406.  Epub 01-Dic-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72406.

O presente artigo apresenta a fundamentação teórica e elementos para discussão a respeito da (in)capacidade de implementação de políticas públicas educacionais pelos Municípios no Brasil; e descreve programas, projetos e ações implementados no Município de Miracema do Tocantins, resultantes do PME, como implementação de políticas públicas educacionais. Orientamo-nos pela abordagem qualitativa, a qual, segundo Silva e Menezes (2001) considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números [...]. Realizamos revisão bibliográfica que para Lima e Mioto (2007) implica em um conjunto ordenado de procedimentos de busca por soluções, atento ao objeto de estudo, e que, por isso, não pode ser aleatório e pesquisa documental amparada em Gil (1999). Os resultados apontam dependência financeira e técnica dos Municípios por parte do governo federal é uma problemática histórica, sustentada por diversos fatores, dentre eles, a vinculação de programas, projetos e ações realizadas via Plano de Ações Articuladas (PAR).

Palabras clave : Politicas Públicas Educacionais; Educação Municipal; Plano Municipal de Educação; Planejamento; Metas e Estratégias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )