SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14(In)capacidade de implementação de políticas públicas educacionais no município de Miracema do Tocantins: perspectivas, complexidades e possibilidadesA centralidade da família: intersecções entre pautas do Escola sem Partido e a Lei 7.595/2018 do Município de Jaraguá do Sul/SC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

TREVIZAN, Edevania  e  TORRES, Julio Cesar. Avaliação dos resultados na implementação do REUNI no Brasil. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e72648.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72648.

O objetivo desta pesquisa foi analisar os contextos, as implicações e os resultados alcançados pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), instituído pelo Decreto nº 6.096/2007, e que vigorou entre os anos de 2007 a 2012. Considerando que a implementação do Programa assumiu contornos distintos em cada instituição, este trabalho investigou o processo de implementação do REUNI e os seus resultados, a partir da experiência de três Universidades Federais. Trata-se de pesquisa de natureza bibliográfica e documental, por meio da análise de dados divulgados em relatórios de gestão do governo federal e documentos publicados pelas universidades. Os resultados, apontam um esforço das instituições no sentido de se adequarem às orientações do decreto. Assim, o contexto do REUNI caracteriza-se como um período que trouxe uma dinâmica de expansão às universidades federais, proporcionando um incremento no orçamento com prazo pré-determinado, elevando-se o número de alunos, de cursos e a própria infraestrutura das universidades federais. No entanto, findado o período de vigência do Programa, cessaram os repasses de recursos e os orçamentos das instituições vêm sofrendo drásticos cortes e contingenciamentos, ano após ano, colocando-se em dúvida a capacidade de custeio e investimentos, além da manutenção das atividades acadêmicas.

Palavras-chave : Educação e Estado; Educação Superior; Reforma do Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )